Esse livro apresenta produções do grupo de pesquisa Fiar — Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte, da Universidade Federal Fluminense, que sonha, desenvolve e partilha conhecimentos sobre educação estética, arte e infância, educação em museus, educação infantil e prática pedagógica, narrativas autobiográficas, formação cultural de professores. Nessa direção, traz narrativas capturadas na escola, na universidade, no museu e em encontros de formação, de pesquisadoras, professoras do ensino superior e da educação básica.
A coletânea está organizada em duas partes: a primeira, tessituras de dentro, tematiza questões e experiências da prática docente na educação infantil, desenvolvida pelas integrantes do Fiar. A segunda parte dá visibilidade a composições textuais e imagéticas, narrativas e poéticas, sobre projetos de extensão e eventos organizados e realizados pelo grupo; são tessituras para fora — dos muros da universidade, da pesquisa stricto sensu e dos limites da palavra -, tramadas em conhecimentos partilhados.
As tessituras conceituais e experimentais reunidas convidam ao mergulho na história de sensibilidades de professoras e professores, ao exercício de autoconhecimento e à redescoberta de suas linguagens. Na pesquisa, na formação e na prática docente, dialogar com a arte abre perspectivas para outros tecidos: (re)conexão de saberes, (re)criação de dizeres, (re)invenção de modos de ser.